Ao caminhar por Israel, uma coisa que chama a atenção é a diversidade de cores, formatos e materiais das kipot, o solideu.
Porém, antes de entender o motivo desta variedade, precisamos entender o motivo do o uso deste ítem da idumentária judaica.
O solideu é utilizado a fim de indicar a presença de um Deus sobre nossas cabeças. No entanto, tal costume é relativamente recente, oriundo do Talmude. Dessa forma, personagens judeus icônicos como David, Jacob e Jesus, que são anteriores a este compêndio, não as usavam. No entanto, isso não quer dizer que eles não cobriam a cabeça com algum outro elemento.
A obrigação ao uso da Kipá só foi instituído pelos rabinos a partir do Sec XVI. Logo, ele é contemporâneo ao Brasil!
Contudo, com a divisão do judaismo em sectos a variedade de estilos de Kipot começou a aumentar. Em virtude de Isso ocorria por ao longo dos anos, a influência da cultura local e o desenvolvimento da moda e da tecnologia, .
Hoje em dia, é possível ter uma ideia de qual secto judaico a pessoa pertence a partir de partes da sua idumentária. Inclusive a Kipá. Apesar de não ser uma ciência exata, em muitos casos ela nos dá um grande grau de assertividade. Principalmente pelo fato de alguns desses solideus virem com mensagens escritas que são exclusivas de cada grupo.
No entanto, como a obrigação é apenas de cobrir a cabeça, no fundo, a Kipá que você usa não faz diferença. Um judeu pode utilizar um boné, gorro ou similar para substituit uma kipá.
A tabela abaixo ajudará você a identificar de maneira fácil a que secto o modelo de Kipá está atrelado.
Entendendo os nomes sectos citados a cima:
Haredi – Judeu Ultraortodoxo.
Hassídico – Visam a elevação espiritual a partir do mistissísmo judaico.
Hassídico de Breslav – Hassídicos que têm o Rabino Nachman, de Breslav, na Ucrânia, como líder espitirual.
Lubavitch Messiânico – Hassídicos que tem o Rabino Menachem Mendel Schneerson como líder espiritual. Eles acreditam que ele poderia ser o Messias.
Bukharan – Judeus oriundos da Ásia central, como Uzbequistão.
Iemenitas – Judeus oriundos do Iêmen.
Leia mais sobre o judaismo.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
1 comentário