Hora a dança folclórica israelense

O Israel moderno é um país novo, com apenas 72 anos e formado, em grande parte, por imigrantes que, ao chegarem na Terra Santa, traziam em suas malas sua cultura e costumes. E nessa bagagem que elementos chaves da cultura tradicional israelense vieram. Assim, gastronomia, idumentária, música e muitas outras outras manifestações culturais começaram a se mesclar com os elementos já presentes na região, gerando elementos únicos, inclusive a Hora, a dança folclórica israelense.

A Hora, a dança folcórica

Para que se consiga entender a origem desta dança é importante que a gente comece pelo seu nome. Hora é o nome de uma dança de roda folclórica romena. Sua etimologia remete ao grego χορός (Khóros), dança, que por sua vez, já teve o significado de círculo, também. Mas, por quê os judeus, tão discriminados na Europa teriam em sua cultura uma dança folclórica com o nome em romeno?

Para entendermos isso, temos que voltar ao final do Sec 17 e início do 18. Em suma, por mais isolados que os judeus estivessem das comunidades locais, eles ainda dividiam algumas partes de sua cultura, como a dança de roda, presente em todo o leste europeu, mas davam a ela outros nomes, como Freylekh ou Bulgar¸ ambos em Yidishe, dialeto judaico do leste europeu.

Foi nessa época, com o Rabino Baal Shem Tov, que surgiu o Hassidismo e sua maneira ímpar de entender a religião. De acordo com este líder religioso, a dança tinha em alguns momentos o mesmo peso que a reza, às vezes até mais, quando feita com alegria e do coração e em momentos oportunos.

A dança tradicional hassídica também era em círculo. Manter esta formação era importante pois cada membro da dança serve como um elo de suma importância à continuidade da dança. Isto é, um depende do outro.

Dessa forma, com a difusão do Hassidismo, esta cultura da dança foi se espalhando junta, deixando-a cada vez mais popular, mas, ainda sem o nome que conhecemos hoje.

A chegada da dança em Israel

Por muitos motivos, a partir do final do Sec 19, os judeus começaram a chegar em Israel. Tanto Hassídicos, quanto seculares, que desembarcavam por aqui também traziam consigo a cultura da dança. Por mais afastado que o segundo grupo estivesse da religião, o convívio entre eles contribuiu para que a dança de roda do religiosos se difundisse entre eles

Com o passar dos anos, esta dança de roda já fazia parte da rotina local e já tinha um nome, a Hora. Este nome foi dado pelos imigrantes romenos. Eles, ao dançarem, percebiam que a nova dança parecia com a dança tradicional de seu país. Logo, não foi difícil para eles a chamarem da mesma forma.

Na Romênia existem mais de mil tipos de Hora catalogados

A difusão da Hora em Israel

Com o passar dos anos, mais judeus foram chegando e as Kvuzot, comunidades agrícolas precursoras dos Kibutz, começoua se formar. Nesses coletivos do início do Sec XX, a dança era o principal escape das pressões diárias e do trabalho braçal no campo.

Como a ideologia dos membros das Kvuzot era socialista, a participação de todos era de suma importância em qualquer momento da rotina comunal, inclusive na dança. Dessa forma, a dança de roda que eles haviam conhecido com os Hassidim foi adotada. Mas, por uma razão única e diferente.

A Hora permitia que todos dançassem juntos, homens e mulheres, jovens e velhos e, com passos simples, até pessoas que não sabiam dançar podiam se juntar. Era uma dança para todos, bem como a ideia do movimento.

E com isso a Hora foi se difundindo pelo país e ganhando mais adeptos, coreografias e fama.

A Hora e o Hava Naguila

Nos dias de hoje, quando se fala de dança ou música judaica logo se pensa na famosa Hava Naguila. Ela, logo que composta, em 1918, teve uma coreografia de Hora atrelada a ela. Uma música e uma dança nacionais num país tão novo era a melhor combinação para ajudar a promoção da música. Não atoa, ela fez muito sucesso na época e até hoje continua sendo o símbolo da dança e música judaica.

Abaixo, você pode ver um grupo de Hora da Venezuela dançando Hava Naguila

Contudo, oficialmente, a Hava Naguila não é considerada a primeira Hora. Ela iria surgir apenas alguns anos após.

A primeira Hora

Foi somente em 1924, com Baruch Agadati, dançarino e imigrante romeno, que a Hora surgia de maneira oficial na história de Israel. Com a performance do Teatro Ohel, o que ficaria conhecido como Hora Agadati foi um sucesso instantâneo em todo país. Seria esse, também, um divisor de águas na cultura local. Foi naquele momento que, oficialmente, uma parte muito importante da cultura local surgia.

Mas, mais do que tudo, o sucesso de seus passos foram tantos que, até hoje, eles são lembrados e ensinados a quem que aprender a dançar a Hora.

No vídeo abaixo, em inglês, você pode aprender os passos da dança:

Com os anos, coreografias e festivais surgiam na região, sempre agregando novos passos que chegavam junto com os novos imigrantes. Dessa forma, passos de danças como Sârba e Arcanul, por exemplo, também entraram no repertório de movimentos da nova Hora.

A Dança Israeli nos dias de hoje

A cultura da dança em Israel desde então está muito presente. É normal que as prefeituras ofereçam áreas públicas às pessoas para dançarem de maneira gratuita, como podemos ver no vídeo abaixo.

Ao mesmo tempo, pelo fato de muitas das coreografias serem simples, é normal que em qualquer oportunidade grupos de pessoas se juntem aos músicos de rua numa roda de Hora. Um bom exemplo temos abaixo com soldados  dançando ao som de músicas tradicionais.

Com tamanha aceitação dentro de Israel, não foi difícil para esta dança também ser adotada pelos judeus na diáspora. Dessa forma, é normal ver judeus dançando a Hora em muitas ocasiões e, inclusive, festivais ao redor do mundo que celebram a música. Anualmente, por exemplo, ocorre no clube Hebraica de São Paulo, o maior festival de Dança Israeli da América Latina. Da mesma forma, Israel também recebe, na cidade de Carmiel, o maior festival de dança israeli do mundo.

Neste evento, por mais que nem todas as apresetações tenham, exclusivamente, passos da Hora, a influência dela é nítida em todas as danças. Contudo, o prestígio da Hora não acaba por ai. A dança já foi, inclusive, tema de música. Composta por Yoram Taharlev e intitulada justamente como Hora, ela foi premiada internacionalmente e é tocada nas festas até o dia de hoje.

Abaixo, você pode ouvir a sua versão mais famosa.

 

Eu, quando mais jovem, ainda no Brasil, dancei muito a Hora. Mesmo sem nenhum gingado, seguia os movimentos e me divertia muito. Lembro-me que no meu Bar Mitzva um professor de dança esteve presente ajudando, assim, todos a dançar.

E você? Será que consegue dançar alguns passos de Hora? Caso sim, não deixe de me mandar um vídeo!

Ilan Administrator
Guia de Turismo

Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza

follow me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *