Séforis e a Monalisa

Israel, assim como a França, também tem uma Mona Lisa.

De fato, existem diferenças entre elas. A versão israelense não é uma pintura, não se encontra na parede de um museu e tampouco foi criada por da Vinci. No entanto, como sua prima italiana, ela é de uma qualidade técnica ímpar, tem uma beleza sem igual e te segue por todos os cantos com aquele olhar e sorriso indecifráveis.

Localizada no sítio arqueológico de Séforis, a Mona Lisa da Galileia é um dos inúmeros mosaicos deste parque.

Mosaicos em Israel

Montados, principalmente, entre os períodos helenístico e início do bizantino, podemos encontrar inúmeras dessas obras de arte em antigas igrejas, sinagogas, e áreas comuns de cidades antigas de todo o país.

Em síntese, eles retratam acontecimentos do cotidiano, versículos biblicos, histórias mitológicas, homenageam benfeitores ou, somente, adornamo ambiente. No entanto, uma coisa é certa, eles sempre darão um toque de requinte e sofisticação ao local.

Mosaicos em Tzipori

Dentro do complexo arqueológico de Sefóris, são inúmeras as atrações. Há um antigo teatro, belas ruas romanas e outros tanto resquícios da farta história da região, por exemplo. Todos depositados em camadas a nossa frente.

Contudo, talvez o que chame mais a atenção em todo o parque são os mosaicos. São vários e cada um com um estilo e uma história diferente por trás.

Abaixo, você pode ter uma ideia do que você pode encontrar por lá:

A Vila Romana – A casa de Dionísio

Nesta área, esta um dos conjuntos de mosáicos do Sec III, de acordo com os arqueólogos, em melhor estado de preservação do complexo,  . Dentro de uma luxuosa casa, sua qualidade e tamanho indicam, certamente, que ali seria a residência de um importante morador, ou, até mesmo ao Governador local.

O principal mosaico da casa encontra-se numa grande sala de visita com um triclinium, uma área de banquete romana em formato de U. Em sua parte central há representações de capítulos do folclore do Deus romano do vinho e do teatro, Dionísio. São 15 paineis retratando passagens como a sua procissão à Índia; seu casamento com Ariadne; e a competição de quem bebia mais, contra seu meio-irmão Heracles, o Hércules da mitologia grega.

A vila foi destruida por um terremoto em 363 DC.

Ao mesmo tempo, é neste grande mosaico que se encontra a “Mona Lisa” da galileia. Feito com primor, ele é considerado como um dos mais bonitos do mundo e, assim como a Mona Lisa, deixa-nos cheio de dúvidas. Quem era esta mulher? No que ela estaria pensando? Qual a relação dela com o autor desta obra ou o dono da casa? Infelizmente, estas questões nunca terão respostas…

A Sinagoga

Outro local com mosaicos lindos é a antiga sinagoga local, construída no início do Sec V.

Além de contemplar histórias bíblicas, como o sacrifício de Isaque; simbolos judaicos, como a Menorah e o Tabernáculo; ela possui um grande horóscopo circular indicando a relação de cada signo com o seu respectivo mês do calendário judaico.

Referências à cultura pagã helenística eram normais nesta época. Um horóscopo similar também foi encontrado na sinagoga de Beit Alpha, perto do Gan HaShlosha.

O Festival do Nilo

Por certo, outro local com lindos mosaicos é a Casa do Nilo, que abrange uma área de 1500 m². Datado do Sec V, o local recebe este nome por representar cenas do festival da cheia do rio Nilo. São diversos ícones que enchem o mosaico de beleza, como os animais típicos, caçadores, seres mitológicos, como o Centauro, além de algumas guerreiras Amazonas, por exemplo.

Grandes áreas com padrões geométricos também dão um toque diferencial ao complexo.

A Casa de Orfeu

Numa área de quase 500 m², no piso de uma casa do Séc II, um outro mosaico rico em detalhes retrata a história da mitologia grega de Orfeu, assim como cenas do dia a dia.

Outros Mosaicos

Dentro do Parque de Sefóris, existem ainda outros muitos mosáicos como junto ao Cardo, a Agora e em outros pontos. Quando você o visitá-lo, não deixe de prestar atenção, em todos eles. Cada um é uma fonte rica de históia e cultura.

Sefóris

A relevânciade Sefóris não se dá apenas por seus mosáicos. Em resumo, ela é uma antiga cidade repleta de história.

Fundada durante o período helenista e chamada também de Diocesaréia, foi a capital da Galileia por muitos anos. Posteriormente, não se juntou aos rebeldes judeus contra Roma, abrindo seus portões em 66 DC a Vespasiano, que a conquistou sem qualquer batalha, de tal forma que manteve a cidade intacta.

Poucos anos depois, segundo algumas tradições mais antigas, a cidade teria sido o local de nascimento de Maria, a mãe de Jesus. Dessa forma, igrejas em sua honra e de sua mãe, Ana, foram erguidas no local pelos Bizantinos e pelos Cruzados, respectivamente.

No Sec II, como resultado da destruição de Jerusalém, os judeus estabeleceram Sefóris como seu centro religioso. Além do Sinédio ter permanecido no local por um tempo, o Rabino Yehuda HaNasi também a habita-va quando terminou de editar o Mishnah, os comentários da Torah.

Toda esta história e beleza têm sido desenterradas, principalmente, desde 1990. Quanto estiver passeando por Israel, não deixe de aproveitar a oportunidade de conhecer este local ímpar, mesmo que seja uma viagem curtinha.

Como Chegar

Informações sobre horários e preços estão sujeitas a mudanças e disponíveis no site abaixo:

Site do Parque de Sefóris

Ilan Administrator
Guia de Turismo

Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza

follow me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *