Uma nova rodovia fará de Tel Aviv a primeira cidade no mundo a ter uma via com uma tecnologia que recarrega os ônibus elétricos ainda em movimento, sem o uso de fios. O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a empresa israelense ElectReon e a companhia de ônibus Dan.
A rota inicial será entre a estação de trem da Universidade de Tel Aviv e o Terminal Klatzkin. Sendo assim, um trajeto de 2 km com 600 m de rodovia elétrica.
De acordo com o anúncio, o projeto é destinado apenas à recarga de ônibus elétricos equipados com um dispositivo especial. Dessa forma, os ônibus não precisarão ter baterias caras e pesadas. Além disso, eles não terão que voltar ao pátio para recarga. Em suma, há o potencial de realizar jornadas ilimitadas a preços menores.
O serviço começará em breve, com o fim dos testes. Caso ele seja um sucesso, a prefeitura almeja expandir o projeto. O passo seguinte é a recarga de carros e caminhões em movimento.
Este é mais um das muitas medidas adotadas por Israel nos últimos anos visando a uma redução da poluição do ar, principalmente com o estímulo ao uso de carro elétricos. Além disso, com a regarga automática, o custo de manutenção dos carros reduz drasticamente. São vantagens para todos. À cidade, ao meio ambiente, e à população.
Com resultados positivos, a expectativa é que esta se torne mais um dos muitos avanços tecnológicos de Israel a ser exportado. Não faltam possíveis compradores ao redor do mundo.
Todos estmos na torcida para deixar o país e o mundo mais verde. Quem sabe, em breve não teremos algo parecido no Brasil?
Leia a notícia original, em inglês.
Descubra mais sobre a Tecnologia de israelense.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza