É comum ao turista que visita Israel perceber que o Muro das Lamentações está repleto, em suas ranhuras, de arbustos crescendo livremente. Dessa forma, ele poderá pensar que não há nenhum tipo de manutenção e limpeza nesse local.
Mas será isso verdade?
A presença desses arbustos é para que os judeus jamais esqueçam a destruição do Templo. Bem como os seus pecados que a motivaram. Caso a parede fosse limpa, ela pareceria uma construção recente. Assim, a memória da destruição do templo poderiam ser perdidas.
A maioria dos arbustos encontrados no Muro são de alcarrapeiras. O pé de de alcaparras cresce por toda Israel e tem seus botões e frutos comestíveis. Mesmo assim, é recomendável que eles sejam curados no sal.
A lembrança da destruição do Templo se dá de outras formas dentro da religião judaica. Por exemplo, no momento que o noivo quebra o copo no casamento. Também ou no dia de Tisha be Av, dia nove do mês judaico de Av, quando se faz um grande jejum.
Saiba mais sobre o calendário judaico.
No entanto, periodicamente, há uma manutenção do Muro das Lamentações. Por exemplo, com a retirada, duas vezes por ano, dos centenas de milhares de pedidos alí depositados, antes de Rosh Hashana e depois Pessach. Posteriormente, eles são enterrados numa Gueniza, no Monte das Oliveiras.
Envie um pedido para ser posto no Muro das Lamentações.
Veja o Muro das Lamentações ao vivo.
Assuntos relacionados
O Muro das Lamentações e os Muçulmanos
A Conquista do Muro das Lamentações
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
1 comentário