Talvez você já tenha ouvido alguém se referir ao Muro das Lamentações como Kotel ou Muro Ocidental. No entanto, ele tem um outro nome muito menos conhecido, Al Buraq.
Al-Buraq é o nome do Muro segundo os árabes locais pois, de acordo com a tradição, teria sido nele que Maomé, em 621, amarrou seu ser mitológico, o Al-Buraq, que o trouxe de Meca, durante a sua visita a Jerusalém.
Glorificado seja Aquele que, durante a noite, transportou o Seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Meca) e levando-o à Mesquita de Al-Aksa (em Jerusalém), cujo recinto bendizemos, para mostrar-lhe alguns dos Nossos sinais. Sabei que Ele é Oniouvinte, o Onividente. Alcorão, Sura 17, Ayat 1
Este trecho do Alcorão, que descreve a viagem noturna (Isra) e a ascenção (Miʿraj) de Maomé, é uma das mais importantes de todo o livro. Apesar de o Al Buraq não ser mencionado explicitamente nele, sua aparição ocorre no Hadith, que é o conjunto de histórias ligadas a Maomé que complementa o Alcorão.
É segundo a tradição islâmica, também, que temos a descrição deste ser. Em suma, ele é um ser branco e alado, metade burro e metade mula. Outras vertentes ainda acrescentam que ele teria parte de um pavão e o rosto de uma mulher, como na foto que ilustra o post.
Entre 1948 e 1967
Hoje, são poucos os resquícios deste nome junto ao Kotel. Contudo, durante o período em que a Reino da Jordânia ocupou a Cidade Velha de Jerusalém, entre 48 e 67, era esse um de seus nomes oficiais, como indicado na ilustração abaixo. Nestes anos, os registros da denominação hebraica do muro foram apagados.
Uma das únicas lembranças claras deste nome ainda pode ser vista na Mesquita Al Buraq. Localizada nos sob a Esplanada das Mesquitas, ela encontra-se do outro lado do Kotel, na altura da área destinada às mulheres. Porém, ainda que ela esteja presente, a visita a mesquita é vedada a quem não é seguidor da fé islâmica.
Leia também: A Conquista do Muro das Lamentações em 67, os Arbustos do Muro das Lamentações, e Os nomes de Jerusalém.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
4 Comentários