As praias de Israel

Mesmo sendo um país pequeno, Israel tem uma singularidade. São quatro mares em seu território. Dessa forma, nos seus 273 km de costa, Israel é agraciado com 137 praias oficiais, entre tantas outras, “secretas”, que os Israelenses também usam para recreação.

A praia é um das principais fontes lazer do israelense. É muito normal vê-lo na areia jogando o Matkot, esporte similar ao frescobol.

As praias de Israel se dividem entre o Mar Mediterrâneo, com 196 km de litoral, o Mar da Galileia, conhecido como Kineret, com 49 km de orla, e o Mar Morto e a cidade de Eilat, no Mar Vermelho, ambos com 14 km.

As praias do Mediterrâneo são gratuitas, enquanto algumas no Kneret e Mar Morto pagas.

Só na cidade de Tel Aviv, são 9 km de orla, com areia branca e água quente e cristalina. Dessa forma, esta metrópole tem a cara do Rio, Recife e outras cidades costeiras brasileiras. Já no Mar da Galileia, por sua vez, são 29 praias, cada qual com a sua singularidade. Dessa forma, não faltam opções pelo país. Inclusive, praia onde você não irá afundar, ao entrar na água, você encontra por aqui, no Mar Morto.

Windsurf em Israel
O pôr do Sol no Mediterrâneo é, sem dúvida, um dos mais bonitos no mundo.

Praias em Israel, diversidade e vantagens

Outra ótima característica das 137 praias de Israel é a ausência de algas, fazendo que sua água sempre seja cristalina. Às vezes, há algumas águas vivas nas praias do Mediterrâneo, mas quando isso ocorre, há uma sinalização por parte dos Salva Vidas, presentes em quase toda a orla.

Outra característica formidável das praias é a sua temperatura. Se você tem medo de água fria, não irá se preocupar com nada por aqui. As águas são mornas no Mediterrâneo durante o verão, na casa dos 28º C. Às vezes, elas são até quentes, como o caso do Mar Morto. É quase como boiar numa sopa e ainda sair temperado com tanto sal! É uma experiência única!

Como se essas as vantagens não fossem o suficiente, na região do Mediterrâneo você terá 300 dias de sol por ano. Nos outros mares este número é ainda maior. Em Eilat são 360! No entanto, se você pensa que acabou, eu lhe digo muito mais. O Mar Morto, por estar há 400 m abaixo do nível do mar, e a cidade de Eilat, por ser mais ao sul, não ficam frias durante o inverno, podendo inclusive render uma praia. No dia mais frio, a temperatura em Eilat fica na casa dos 22º C. Ah, muito importante. Em Israel não chove no verão.

Por fim, e não menos interessante, em muitas praias há a presença de quebra-mares, impedindo assim que ondas grandes cheguem a orla. Dessa forma, a maioria das praias de Tel Aviv, por exemplo, são ótimas para as crianças ou pessoas que tenham medo do mar.

As praias em Israel
Dividir a praia com ruínas de 2 mil anos é, certamente, uma experiência única.

Conheça os diferentes tipos de praias de Israel

Todavia, a variedade das praias de Israel não se limita a sua diversidade de atributos naturais. Além das praias com areia, pedras e até mesmo sal em seu solo, você encontra um grande número opções de lazer e públicos a quem elas são destinadas. Isto é, há praias segmentadas pelos mais diversos fatores e destinadas aos mais diferentes públicos. A saber:

Religiosos |Pescador Cachorros | Surf | Windsurf | Mergulho | Terapêuticas | Nudismo

Praia para os Religiosos

A praia destinada aos religiosos é uma característica única de Israel. Dessa forma, eles conseguem preserver o recato enquanto aproveitam o mar. Para oferecer este tipo de comodidade a esta parcela da população, algumas praias são exclusivas para homens ou mulheres. Em algumas de acordo com do dia da semana, outras, constantemente. Crianças são sempre bem vindas.

Com isso, temos um fenômeno único com praias unissex. O interessante é que não apenas os religiosos apreciam tal fator. Nas áreas destinadas às mulheres, muitas que não são religiosas se juntam para aproveitar da praia sem ter que lidar com o flerte ou olhares ao seu corpo.

Em Tel Aviv, a praia destinada a esse público é a Nordau, localizada numa área nobre da orla. Ao seu redor, há muros que impedem que se veja as pessoas lá dentro, exatamente visando a manutenção do recato. No caso desta praia, domingos, terças e quintas ela é destinada às mulheres e segundas, quartas e sextas aos homens. No Sábado, pelo fato de ser o dia do descanso e este público não frequentar a praia, ela é aberta a todos.

Praias para Cachorros

Ao redor de Israel é muito comum ver cachorros pela rua. Não é à toa. Tel Aviv é a cidade com o maior número de cachorros per capita no mundo. Dessa forma, pensando no bem estar dos animais, é possível encontrar praias destinadas aos pets, já que nas demais o seu ingresso é proibido. Em Tel Aviv, por exemplo, há a Alma e Hilton.

Praias para Surfar

A localização geográfica de Israel também favorece ao surf. Os ventos e as correntes de água transformam algumas das praias em paraísos aos surfistas, com ondas o ano inteiro, principalmente durante o inverno, com elas chegando aos 3 metros.

O esporte é largamente praticado em toda a costa ocidental do país, mas algumas áreas são de preferência dos surfistas, principalmente quando não há a presença dos quebra-mares. Em Tel-Aviv, você encontra surfistas em poucas praias, como a Hilton. Muitos praticantes preferem locais com menos banhistas como as Zvulun, em Herzliya, Sironit, em Netanya e Bat Galim, em Haifa, que seu próprio nome diz, Filha das ondas.

Praias para Windsurf

Kitesurf em Israel
Kitesurf em Eilat, não há vista semelhante em outro local do mundo.

Outro esporte muito tradicional em Israel é o Windsurf, principalmente pela conquista do 1º Ouro olímpico de Israel, com Gal Fridman, em Athenas 2004. A medalha estimulou muitos jovens a praticarem este esporte que hoje conta com mais de 10 mil entusiastas no país.

Outra modalidade similar muito praticada por aqui é o Kitesurf. Essa, com menos adeptos, é sempre muito divertida de assistir ao ver os saltos e acrobacias que os praticantes executam.

Ambas modalidades, diferentemente do surf, estão mais atreladas ao vento, algo que tem de sobra em Israel. Em Eilat, por exemplo, o vento sopra entre 15 e 35 nós durante o ano inteiro, transformando a cidade num paraíso aos adeptos de ambos os esportes. A experiência de surfar por lá é única também por outro motivo. O mar da região é a fronteira entre quatro países. Além de Israel, Egito, Jordânia e Arábia Saudita estão a sua frente.

O Mar da Galileia é outra localidade especial para quem pratica o esporte. Durante o verão, todos os dias tem vento com média de 25 nós. Os ventos da região são famosos, inclusive, com passagens Bíblicas, como em Marcos 4:39-41.

Ao longo da costa do Mediterrâneo também não faltam locais para a prática do esporte, normalmente, nos mesmos locais onde se pratica o surf tradicional.

Rosh Hanikra
Conhecer as cavernas subaquáticas de Rosh Hanikra é uma experiência para poucos

Praias para Mergulho

As opções de tipo de praia existem também para quem gosta de explorar o que há por baixo de suas águas. Devido a claridade, o mergulho é uma opção de entreterimento tanto nas praias do Mediterrâneo e, principalmente, no Mar Vermelho.

A quem pratica o mergulho, a prática pode levar não apenas a descoberta da rica vida marinha, como também de tesouros arqueológicos. São frequentes os registros de mergulhadores que encontraram artefatos no fundo do mar.

O principal destino de muitos turistas, locais e estrangeiros, é Eilat. São alguns pontos de mergulho para apreciar a biodiversidade do Mar Vermelho, conhecido internacionalmente como o melhor mar do mundo à prática do mergulho. As possibilidades na região são grandes, podendo levar o turista à exploração dos arrecifes de corais ou de navios afundados.

Conheça os Hotéis de Eilat

Outra opção de mergulho é na costa do Mediterrâneo. As principais opções são no parque arqueológico de Cesarea, onde o mergulhador pode explorar o passado por um outro ângulo; em Rosh HaNikra, extremo norte e fronteira com o Líbano, explorando as belas cavernas subaquáticas; Achziv, com mergulhos acompanhados de tartarugas, polvos e muitos corais; em Haifa, explorando navios da 2ª Guerra; entre outros.

Ainda no mar Mediterrâneo, uma opção para quem gosta de aventurar é nadar junto a tubarões. Neste caso, não são tubarões que levam algum risco ao ser humano, mas não deixa de ser uma opção cheia de adrenalina! O local é conhecido como o córrego dos tubarões.

Por último, e não menos emocionante, há a opção de mergulhar no Mar Morto. As chances de ver algum peixinho não existem, no entanto, é uma oportunidade única para nadar no ponto mais baixo da terra e ter uma visão de um microcosmo formado por sal como em nenhum outro local do planeta.

Praias Terapêuticas

Ainda no Mar Morto, as praias oferecem, a partir de suas propriedades únicas, uma ótima opção para terapias, principalmente aos problemas cutâneos.

Com sua água e lama ricas em minerais, turistas do mundo todo recorrem a este local em busca de tratamento. Vale lembrar também que as propriedades físicoquímicas da água e lama não são benéficas apenas aos enfermos. Todos, ao entrarem na água e passarem um pouco da lama, sentem os seus benefícios.

São muitos hotéis e Kibutzim que oferecem também um serviço de spa. Dessa forma, você ainda deixa a sua estadia no local ainda mais prazerosa.

As Praias de Israel
No Mar Morto, as poucas ondas quebram em rochas cobertas de sal.

 

Praia de Nudismo

Por fim, Israel também oferece opções a quem tem interesse em se conectar com a natureza da maneira mais natural possível, com algumas praias destinadas ao naturalismo.

As praias de Gaash e Zuk, no Mediterrâneo, e Neve Midar, no Mar Morto, são as opções mais adequadas. É importante, no entanto, que antes da visita você faça uma consulta sobre os protocólos do local e dias destinados ao nudismo.

Em suma, são infinitas as opções em Israel para quem gosta de praia. Ao nível do mar, ou abaixo dele. Com ou sem roupa. Mais radical ou mais tranquila. Enfim, se você gosta de praia, Israel também é um destino para você.

Dessa forma, quando organizar a sua viagem a Terra Santa, não deixe de destinar pelo menos meio dia a aproveitar uma das praias da região.

Mais informações sobre os mergulho, assim como seus preços, você pode consultar em Out of the Blu e Dead Sea Divers

Saiba mais sobre as 137 praias de Israel relacionadas a sua localização: Mediterrâneo, de Tel Aviv, Eilat, Mar da Galileia e Mar Morto.

Ilan Administrator
Guia de Turismo

Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza

follow me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *