Perto de Hebron, junto a rodovia a Jerusalém, há um prédio em ruínas feito a partir de enormes pedras bem talhadas. Os judeus o chamam de Ohel Avraham – Tenda de Abraão. A tradição diz que foi neste local que Abraão teria montado sua tenda e habitou por um tempo. Por isso, o local é sacredo aos habitantes da região. Pelo fato dele ter vivido junto com sua esposa, o local também recebe o nome de Ohel Sarah, ou seja, a Tenda de Sara.
O prédio se encontra na região hoje conhecida como Mamre.
Nas proximidades há também um poço em homenagem a Sarah. O rabino Petahia, um rabino alemão que viajou pela região do Oriente Médio, visitou Hebron em 1187 e escreveu sobre o local. Em seus escritos consta: “As águas deste poço são doces e puras. E próximo a ele está a Tenda da Sara”. O Rabino também mostrou uma rocha com 3,2m de comprimento. A tradição dizia que nela que Abraão teria se circuncidado, bem como seus filhos.
Esta lenda está escrita nos relatos de viagem do Rabino Petahia
Em suma, não faltam locais em Israel onde a tradição indica acontecimentos bíblicos. Perto deste local há também o Poço de Abraão, o qual também é conhecido dentro das lendas locais.
Um país como Israel é cheio de lendas e mitos. Muitas delas transcritas ou redigidas por Zev Vilnay em alguns dos seus livros. Periodicamente, uma dessas histórias é públicada aqui.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza