Um país como Israel é cheio de lendas e mitos. Muitas delas transcritas ou redigidas por Zev Vilnay em alguns dos seus livros. Periodicamente, uma dessas histórias é públicada aqui.
A História
Nosso patriarca Abraão, enquanto andava pelo deserto do Neguev, chegou em Bersheba. “E Abraão plantou uma tamarigueira em Beersheba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno” (Gên. 21:33).
Os sábios de Israel complementam: “Quando Deus deu a terra a Abraão nosso pai, Ele deu para ele assim, como a terra era… e Abraão a aperfeiçoou, como está escrito: ´E Abraão plantou´”.
A Tamarigueira é uma planta comum, principalmente no Neguev. De acordo com os sábios, seu plantio indica um novo período de vida do Homem na região. Isto é, a sua transição da vida nômade para a vida sedentária, de pastor para camponês.
A tamarigueira é o símbolo da hospitalidade na tradição Judaica. Em hebraico, seu nome é eshel, אשל. Dessa forma, alguns acrediram que suas três letras representam as inicias de três palavras
E – א – Achila – אכילה – comida
Sh – ש – Shtiah – שתיה – bebida
L – ל – Lina – לינה – alojamento
Pelo fato do Eshel estar sempre frondosa, ela tornou-se simbolo de um homem especial em sua comunidade. Uma antiga expressão em aramaico diz: “Talya be eshel ravravei” – isto é, agarre-se numa grande tamarigueira. Ou seja, apoie-se nas palavras e ações de um grande homem. Já na literatura hebraica medieval, o título Eshel HaGadol, ou de Grande Tamarigueira, é usado para designar rabinos sábios e renomados.
História retirada do livro Midrash Tehillim, 110, editado por Salomon Buber, que por sua vez a encontrou em Yalkut Shimoni.
Para nós, que não vivemos no deserto, a noção da importância de uma árvore como a tamarigueira num ambiente hostil como o deserto, pode não fazer tanto sentido. Por isso, quando você estiver passeando pelo Neguev, não deixe de procurar por uma tamarigueira para tentar compreender a sua importância.
Outras interpretações sobre a Tamarigueira de Abraão
Esta história é também trata sobre a posse da terra de Israel. É ao plantar a Tamarigueira que Abraão comprova a posse da terra que será destinada a seus filhos. Sendo assim, seria mais uma prova bíblica de que Israel pertence aos judeus. No entanto, isso é papo para outro post.
Links relacionados.
Conheça a história sobre o Poço de Abraão junto ao Mar Morto.
Conheça mais sobre o Zaatar, outra vegetal citado na Bíblia
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
Estudar os patriarcas é um refrigério para alma.