Leia sobre a Vida Cultural em Jerusalém, Parte 1
Mesmo tendo crescido em Israel, meu DNA Brasileiro faz com que eu seja uma grande fã de uma cerveja gelada. E, em Israel, para se aproveitar esta bebida é preciso conhecer um pouco as opções que você pode encontrar no mercado ou nos bares.
A principal cerveja local é a Goldstar, que você pode encontrar nas geladeiras das casas israelenses e comprar em qualquer mercado. O mesmo vale para a Maccabi, que ocupa a segunda posição. Porém, e quanto falamos das cervejarias artesanais? Este é um mercado em crescimento, principalmente com o estímulo do Festival da Cerveja.
O Festival da Cerveja de Jerusalém
Israel e, em particular, Jerusalém, são ricos em uma cultura adequada para toda a população. Um desses exemplos é o festival da cerveja, realizado anualmente. Tel Aviv e Haifa também hospedam eventos similares, porém nenhum é tão grande e amplo quanto o da Capital.
O festival, com inúmeros rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas, oferece, também, várias barracas de comida e apresentações de música ao vivo durante três dias durante o verão.
Este evento, que geralmente é realizado em um parque com grandes gramados, é ideal para o clima israelense e aberto a todos, desde que, é claro, você tenha mais de 18 anos e consiga comprar os ingressos com antecedência, pois é extremamente popular!
O que é mais interessante neste Festival é a possibilidade de congregar aqueles, como eu, amantes de uma cerveja gelada e outras pessoas que curtem apenas o evento como uma possibilidade de aproveitar o momento com os amigos num ambiente tranquilo e descontraído tendo, como um bônus, muitas cervejas à disposição.
As cervejas Artesanais em Israel
A indústria cervejeira local em Israel cresceu de forma inimaginavelmente nos últimos anos. As cervejarias em Israel estão presentes em várias áreas ao longo do país, desde as montanhas de Golan, ao norte, até o deserto de Negev, sul do país.
A tendência se tornou popular entre os jovens que buscam estabelecer a cultura e a indústria em cidades periféricas, Cervejarias e cervejas boutique levaram a uma busca por novos sabores, criando inúmeras marcas.
A produção deixou de ser realizada por entusiastas que fabricavam cerveja no quintal de casa, para se tornar um verdadeiro filão dentro da vida cultural e dos amantes da cerveja local.
Se você não tem tempo para fazer um tour por uma cervejaria local, eu recomendo uma visita a um bar que fica dentro do Mercado Mahané Yehuda, conhecido como Shouk, em Jerusalém, o “Beerbazar“. Ele serve apenas cervejas israelenses! Dessa forma, você pode degustar e desfrutar de uma grande variedade de opções israelenses num mesmo local.
Enquanto isso, vou recomendar três cervejas locais – cerveja Malka, cerveja Shapira e uma cerveja palestina, fabricada em Ramallah e vendidas em Israel, a cerveja Taybeh.
Como falamos em hebaico, l’chaim (saúde לחיים)!
O conteúdo deste texto é fruto da opinião pessoal da autora.
Leia mais sobre brasileiros morando em Israel
Aos 5 anos fez Aliah do Brasil com sua mãe em busca de uma comunidade judaica e um sentimento de pertencimento. Lyra viveu a maior parte de sua vida em Jerusalém, onde completou sua educação até entrar no exército israelense. Em 2019, depois de se formar na Universidade Hebraica de Jerusalem, foi transferida para Nova York pelo trabalho.
1 comentário