Perto de Ein Gedi, próximo ao Mar Morto, no caminho a fortaleza de Massada, tem uma pequeno poço que é chamada em árabe de Birkat el-Khalil, o Poço de Abraão.
Diz a lenda que um dia Abraão, o Patriarca, esta em seu burro num caminho entre Hebron e o Mar Morto. Nesse momento ele reparou que junto a uma piscina haviam muitos moradores de Hebron coletando sal. Ele aproximou-se e pediu um pouco de sal para sua refeição.
Os trabalhadores responderam que não tinham sal, mesmo com a grande quantidade de sal abaixo deles. Irritado com esta insolência, Abraão teria respondido: “Daqui em diante neste local vocês não terão nem sal nem estrada para Hebron“.
Neste instante o sal, mantendo a sua aparencia original, transformou-se em cascalho. A estrada entre o Mar Morte e Hebron tornou-se praticamente intransitável.
Desde este incidente, as pessoas chamam o local de Poço de Abraão. Este nome mantêm-se até os dias de hoje.
Esta é uma história tradicional entre os Beduínos que viviam nessa região.
Existem outros poços em Israel conhecidos como Poços de Abraão. Eles se localizam na região de Beer Sheva. Estes se relacionam a passagem bíblica de Gênesis, 21.
Conheça a lenda sobre a Tamarigueira de Abraão.
Um país como Israel é cheio de lendas e mitos. Muitas delas transcritas ou redigidas por Zev Vilnay em alguns dos seus livros. Periodicamente, uma dessas histórias é públicada aqui.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
3 Comentários