Quando se fala em Israel, duas coisas já brotam no imaginário popular. A santidade do país e o temido Mossad. Mas, afinal, o que é Mossad?
O que é Mossad?
Em poucas palavras, Mossad significa instituto em Hebraico e é uma parte de seu nome oficial, המוסד למודיעין ולתפקידים מיוחדים (HaMossad leModiʿin uleTafkidim Meyuḥadim), ou seja Instituto de Inteligência e Operações Especiais. Este braço da inteligência israelense atua nas questões de segurança de Israel e da comunidade judaica no âmbito internacional.
Assuntos relacionados a inteligência Interna de é Israel são responsabilidades do Shin Beit, isto é, a agência de Segurança Israelense.
História do Mossad
O 1º Primeiro Ministro Israelense, David Ben Gurion, criou o Mossad em 13 de Dezembro de 1949, menos de dois anos após a independência de Israel. No entanto, as bases deste serviço de inteligência são bem mais antigas.
A espionagem feita pelos judeus na região remonta à 1ª Guerra, com o Nili, que fornecia dados aos Britânicos contra o então governo Otomano local. Contudo, neste período, os dados eram destinados a um governo externo. O primeiro momento no qual judeus começaram a se organizar a fim de coletar dados visando à segurança de sua população ocorreu com a criação do Serviço de Contra Inteligência (הר”ן), por Shaul Avigur. Posteriormente, o próprio Avigur percebeu que precisava criar um serviço de inteligência de âmbito nacional. Dessa forma, surgiu o Shai (Serviço de Inteligência – ש”י), que com a criação do Estado, em 1948, passou a fazer parte da IDF (Força de Defesa Israelense).
No entanto, como vimos previamente, o Mossad hoje trata de assuntos externos a Israel. E, por mais que todo o trabalho de espionagem interno feito pelos membros do Shai tenha sido de extremo valor aos agentes do Mossad, as primeiras incursões internacionais ocorreram com os membros da Brigada Judaica. Conhecidos como Jewish Brigade Group, eles foram judeus residentes na então Palestina Britânica enviados à Itália lutar contra os Nazistas na 2ª Guerra Mundial. Em certo momento, estes judeus começaram a se organizar para matar oficiais nazistas a partir de um trabalho de espionagem.
Este grupo, conhecido como Nakam (vingança em hebraico), também iria ajudar na formação do Mossad. Por sinal, o Nakam continuou em atividade até 1960, quando o serviço de eliminação dos Nazistas passou a ser uma atividade exclusiva do Mossad, como no caso de Adolf Eichman.
Os Departamentos do Mossad
Como uma das maiores agências de inteligência do mundo, O Mossad tem diversos departamentos e unidades. O maior deles destinado a coleta de dados internacionalmente. Seus agentes os conseguem através dos mais diversos meios, sejam diplomáticos, ou com a famosa espionagem.
No Ocidente, apenas a CIA tem mais funcionários que o Mossad.
Outro departamento importante é o de pesquisa e tecnologia, que, assim como nos filmes do James Bond, produz ferramentas para o uso no campo. Esta área de tecnologia, considerada como uma dos mais importantes da instituição, vem, inclusive, investindo em startups de tencologias locais, principalmente no que tange as questões de cyber segurança.
No entanto, as unidades mais famosas são as de contra terrorismos. Por razões óbvias, pouco se sabe sobre elas, mas as duas mais conhecidas são a Metsada, composta por pequenas unidades de combate, assassinatos e sabotagem; e a Kidon, composta por soldados de unidades especiais do exército que atuam na eliminação de alvos de risco.
O Mossad no Governo Israelense
Dentro da estrutura do Governo Israelense, o Mossad está num dos pontos mais altos da pirâmide. Além disso, visando uma total liberdade para executar suas missões, sem que tenha o risco de confrontar questões legais que prejudiquem a segurança nacional, não há nenhuma lei que defina exatamente seu propósito, objetivo e poderes. Não obstante responde somente ao Premier.
O Mossad tem um orçamento anual de quase três bilhões de dólares.
O Mossad como uma empresa
Tal qual uma empresa, o Mossad também tem seu emblema, lema e valores, que irá nortear suas missões e pessoal.
Emblema
O Mossad tem desde os anos 70 como seu símbolo o mesmo estilo de Menora cunhada no Arco de Tito, em Roma.
Lema
Ao redor da Menorah, pode-se ver uma passagem de Provérbios 11:14
Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. Provérbios 11:14
Esta passagem foi escolhida pois o conselho de Salomão trata sobre o caminho para o sucesso de qualquer país, organização ou indivíduo.
Valores
Se o Mossad tem como missão proteger os judeus e o Estado de Israel, a sua visão também é bem definida, inclusive em seu site oficial:
Nós que servimos no Mossad temos a crença que o serviço na organização é uma missão nacional;
Nossa missão se identifica com os valores da Nação, do Estado e objetivos do Mossad;
Aderimos os valores da justiça, integridade, moralidade e simplicidade, confiabilidade e responsabilidade pessoal, disciplina e sigilo;
Cultivamos excelência, orientação de tarefa e dedicação;
Encorajamos a iniciativa, a criatividade, a engenhosidade, os valores, e estamos aberto a opiniões e críticas;
Os funcionário do Mossad é a sua fonte de força. A organização investe nele para que ele desenvolva suas capacidades e incentiva o trabalho em equipe.
O Mossad obriga seus membros a adotar uma postura de liderança e motivação, assumir total responsabilidade de comando e perceber isso de uma maneira construtiva, fornecer apoio, delegar autoridade, liderar pelo exemplo e servir como fonte de inspiração.
Operações do Mossad
Desde a sua criação, foram muitas as operações do Mossad, algumas de ciência público, mas, muitas outras, não.
Algumas das operações mais famosas são, por exemplo, a Garibaldi, com o sequestro de Eichmann na Argentina; Cólera de Deus, com a busca dos terroristas que atacaram a delegação Israelense nas olimpíadas de Munique; Diamante, com a captura de um caça Mig russo; Moisés e Salomão, para resgate de judeus iemenitas e etíopes.
Nos Cinemas
A fama, audácia e periculosidade destas operação é tanta que, muitas vezes elas são reproduzidas em vídeos e séries com produções milionárias. Alguns exemplos estão citados abaixo:
Munique (2005)
The Spy (2019)
Entenbe (2018)
The Red Sea Diving Resort (2019)
Operation Finale (2018)
Curtiu o Mossad? Então saiba que você pode trabalhar nele. Em seu site oficial sempre tem a opção de mandar o seu currículo. Boa sorte!
Leia mais curiosidades sobre Israel.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza