Quando você estiver passeando pela Cidade Velha de Jerusalém, é bem possível que você se depare com árabes tendo algo parecido a um colar de contas em uma de suas mãos. Este colar é um elemento único da fé islâmica, o Masbaha, o rosário árabe.
Sendo um item tradicional do islamismo desde o Sec VII, o Masbaha cotuma ter 99 contas. Cada uma, segundo a tradição, representa um dos nomes de Alah. Assim como o Rosário dos católicos, os muçulmanos utilizam este instrumento para orienta-los em algumas de suas rezas. Elas consistem em um conjunto de três louvores, repetidos 33 vezes cada. Entretanto, as similaridades entre os ítens não param por aí. Como o terço cristão, que tem este nome por conter 1/3 das contas do rosário (50/150), é possível encontrar um Masbaha com 33 contas. Ou seja, o mesmo padrão de 1/3.
Quando não tinham o Masbaha a disposição, os muçulmanos utilizavam-se de outros elementos para contagem de suas preces, muitas vezes sementes de tâmaras.
O Masbaha hoje em dia
No entanto, atualmente o Masbaha teve seu uso alterado. Ele tornou-se um amuleto e um ítem na composição do estilo. Dessa forma, hoje é encontrado para uso como colar e em modelos para serem pendurados nos retrovisores dos carros e nas paredes de lojas e casas. Tal qual occore com o terço e rosário hoje em dia.
Logo, a utilização equivocada do Masbaha trouxe uma grande discussão dentro do islamismo quanto a sua utilização. O uso de amuletos é proibido no Islã. Ter um Masbaha como colar, tampouco é bem quisto pela religião, que prega pela modéstia. Desta forma, muçulmanos mais tradicionais esforçam-se ao máximo para que não ocorra nenhum desvirtuamento do uso deste instrumento. Ele pregam ao máximo para o seu uso apenas para fins de contagem e auxílio na oração.
Como usar a Masbaha
No vídeo abaixo, você pode ter uma ideia da forma tradicional do uso do Masbaha:
Assim, quando estiver em Israel, não deixe de procurar por eles. Além de encontra-lo em muitos formatos e feitos a partir de diversos materiais, como pedras, madeira e joias, em muitos deles você poderá ver em cada uma das 99 contas um dos nomes de Alah. No entanto, resta saber se você saberá ler em árabe.
Quer saber mais sobre Islamismo? Descubra a relação entre O Muro das Lamentações e os Muçulmanos.
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
2 Comentários