A possibilidade de se ver carros autônomos pelas rodovias israelenses está para se tornar uma realidade do dia a dia, Isto tornaria Israel o primeiro lugar do mundo a ter esta autorização. De acordo com um memorando submetido ao Parlamento Israelense, e que deve ser publicado no final de novembro, o Ministério do Transporte está pressionando a uma adoção rápida de uma lei que regulamente o uso de veículos autônomos nas estradas do país.
Por mais que inúmeros testes tenham sido feitos nas estradas israelenses, eles não foram conduzidos de maneira legal. Em alguns casos, infringindo inúmeras infrações de trânsito local, como dirigir com ambas as mãos no volante, por exemplo.
No final de Agosto, um memorando temporário foi publicado no qual listava os tipos de veículos autônomos que seriam autorizados a circular nas rodovias locais. O documento, posteriormente, foi enviado ao Diretório Nacional Cibernético, que, por sua vez, está estabelecendo os padrões de cybersegurança necessários.
No entanto, o memorando a ser publicado no próximo mês é diferente. Ele tem papel fundamental em definir que a direção autônoma de veículos não será apenas de caráter experimental. Desse modo, veículos autônomos se tornarão elegíveis aos seguros e também as responsabilidades legais em casos de acidente.
Uma das principais razões para o criação deste memorando se dá pelo fato de muitas empresas tecnológicas do setor sediarem-se em Israel. Dessa forma, será possível o desenvolvimento mais ágil da tecnologia, tendo em vista que a utilização destes veículos em estradas de verdade estará autorizada. Isto é, Israel, que já é um dos líderes do segmento tecnológio neste setor, irá proporcionar que suas empresas tenham ainda mais oportunidades ao desenvolvimento desta tecnologa.
Há expectativa também, já que Israel será o primeiro país do mundo a permitir tal tecnologia em estradas, que empresas do exterior venham a se estabelecer em Israel visando ao uso desta autorização. Com isso, mais empregos e mais dinheiro circularão na economia israelense. Uma estratégia muito importante, principalmente no momento em que o mundo convive com um caos econômico causado pelo Corona.
Leia mais sobre a tecnologia Israelense.
Notícia original publicada no Calcalistech
Em Israel desde 2018, é nativo do Rio de Janeiro. Guia de turismo formado, tenho formação em Biologia e Marketing. Apaixonado por Israel e pela Natureza
1 comentário